Açorda

A açorda é daqueles prático icónicos do Alentejo, tem milhares de variações, mas é sempre um caldo quente e transparente aromatizado com coentros, poejos, alho, sal e azeite. Ao qual se põe bocados de pão caseiro seco e ovos (escalfados ou cozidos), também pode ser mais enriquecido com azeitonas, bacalhau ou pescada.

Para mim açorda também pode ser dividida em 2 tipos, caldo claro com pão, ou uma papa com o pão desfeito, ambas deliciosas.

Receita de Açorda à Alentejana

Ingredientes

  • Coentros – 1 Ramo
  • Alho – 3 Dentes
  • Sal – 1 Colher sopa mal cheia (grosso)
  • Azeite – 4 Colheres de sopa
  • Água – 1,5 Litros
  • Pão – 400 gr (de preferência alentejano e duro)
  • Ovo – 4

Instruções

  1. Começa-se por aquecer a água com um pouco de sal, quando estiver quente vai-se escalfar os ovos, este prato é para 4 pessoas logo 4 ovos.
  2. Agora á parte pica-se bem os coentros e o alho com um pouco de sal grosso, deita-se tudo numa tigela ou tacho grande, rega-se com o azeite e deita-se a água a escaldar em cima (que foi usada para escalfar os ovos), esta mistura normalmente dá-se o nome de sopa “azeiteira” ou “mestra”.
  3. Por fim põe-se em cada prato o pão, pode ser cortado aos pedaços ou inteiro, conforme o gosto e deita-se por cima o caldo, neste ponto pode-se tapar ou não, normalmente tapar cria mais vapor e torna o pão mais mole, se deixares descoberto o pão fica mais duro, é também ao gosto de cada um.
  4. Antes de servir é a altura de pôr o ovo esfalfado por cima e está pronto a comer!

Informação Nutricional

Doses: 4・Tempo: 45 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 1812 kcal・Gorduras: 87 gr・Proteínas: 61 gr・Carboidratos: 207 gr

Fonte: https://www.iguaria.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *