Coscorões

É uma espécie de filhó, um doce feito de massa de farinha de trigo e ovos, estendida numa tira larga e fina, que é frita e depois polvilhada com açúcar.

Coscorões
Coscorões

Coscorões (Alentejo) – A receita sai sempre bem e são dos melhores que já provei

Ingredientes:

1 kg farinha sem fermento
10g fermento padeiro
1 dl água
125g margarina de girassol
1 dl de aguardente
1 laranja (sumo e raspa)
2 ovos
1 pitada sal

Preparação:

Amasse 200g de farinha e o fermento de padeiro com 1 dl de água morna com o sal dissolvido, esta massa deve ter uma consistência rija. Deixe levedar durante, pelo menos, 1 hora.
Amasse a restante farinha com os ovos, o sumo e a raspa da laranja, a margarina e a aguardente. Quando estiver tudo muito bem amassado adicione a massa feita anteriormente e amasse muito bem até obter uma massa homogénea. Deixe levedar mais 1/2 hora.
Com o rolo da massa estique a massa até ficar fina e com a carretilha corte rectângulos com cerca de 8cm por 10cm de comprimento, dando uns cortes no meio dos rectângulos.
Nesta fase, ao esticar a massa, já depende do gosto, se gostar da massa muito fina e estaladiça pode esticar mais, se, pelo contrário, gostar dos coscorões mais grossos estique menos a massa.
Frite em óleo bem quente e imediatamente de seguida passe-os por açúcar e canela.
A primeira massa fi-la num alguidar e amassei-a com a colher de pau e depois com as mãos. A segunda massa fiz adicionando todos os ingredientes num alguidar também e depois coloquei-a na mfp. Finalmente adicionei a primeira massa também na máquina e só vos digo que poupei algum esforço! foi a primeira vez que fiz os Coscorões na mfp, mas o resultado é igualzinho ao de amassar com as mãos!


Fonte original todos os direitos reservados a: http://se7epecados.blogs.sapo.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *