Bolo de Amêndoa do Convento da Vidigueira

A doçaria conventual marca muitas das receitas tradicionais portuguesas, passadas de geração em geração, e a doçaria alentejana é um bom exemplo disso. Sendo a amêndoa um ingrediente marcadamente presente nos doces do Alentejo, a receita deste bolo de amêndoa, oriunda do Convento da Vidigueira, faz parte do património gastronómico local e faz as delícias dos habitantes locais e dos turistas.

A receita foi criada pelas religiosas para assinalar o dia de Santa Rita de Cássia, celebrado em 22 de maio. Por esse motivo, este bolo de amêndoas também é conhecido como o Bolo de Santa Rita de Cássia. É feito com uma massa à base de amêndoas, sendo no final polvilhado com açúcar em pó, podendo ainda ser decorado com amêndoas sem pele.

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de canela
  • 100 g de farinha de trigo
  • 500 g de açúcar
  • 500 g de amêndoas
  • 6 ovos inteiros + 6 gemas
  • açúcar em pó p/ polvilhar
  • amêndoas sem pele p/ decorar (opcional)

Confeção:

Comece por escaldar, pelar e ralar as amêndoas.

Numa tigela, bata muito bem o açúcar, as amêndoas, os ovos e as gemas. Junte a canela e bata um pouco mais.

Junte depois a farinha e misture bem, sem bater.

Deixe a massa repousar cerca de 30 minutos. Em seguida deite-a numa forma untada e polvilhada com farinha e leve a cozer em forno quente durante cerca de 15 minutos.

Desenforme e, depois de frio, polvilhe com açúcar em pó e, se desejar, decore com amêndoas sem pele.

Saiba mais sobre esta região alentejana

A Vidigueira pertence ao Distrito de Beja, na fronteira do Baixo com o Alto Alentejo. A região é predominante agrícola, tendo uma localização privilegiada para a produção de mel e de vinho de qualidade, cuja fama remonta ao século XV.

O nome desta bonita vila alentejana está ligado a Vasco da Gama, a quem o Rei D. Manuel I (1495-1521) concedeu o título de Conde da Vidigueira, em 1519.

Fonte: http://www.docesregionais.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *