Pão de rala

Esta receita é tipicamente alentejana, um pouco dispendiosa, mas como está aí a Páscoa e dias não são dias, que tal experimentar?

Pode sempre fazer-se metade da receita, não se fazem dois bolos, mas dá sempre para provar ou matar saudades.

______________________________

Pão-de-Rala

Ingredientes para a massa:

2 dl de água

500g de açúcar

Raspas de 1/2 limão

500g de miolo de amêndoa sem pele

18 gemas

Farinha para polvilhar

Recheio:

400g de doce de ovos

250g de fios de ovos

250g de doce de gila escorrido

Nota: Para não ter muito trabalho todos estes ingredientes podem comprar-se já feitos.

1 pitada de canela em pó

Preparação da massa:

Coloca-se um tacho ao lume com a água, o açúcar e as raspas de limão, deixa-se ferver. Junta-se a amêndoa moída e deixa-se levantar fervura novamente, mexendo sempre até engrossar. Assim que isso acontecer, retira-se do lume e acrescenta-se as gemas.

Leva-se a lume médio e mistura-se tudo bem com a vara de arames até verificar que a massa está a despegar-se do fundo do tacho.

De seguida, polvilha-se uma mesa com farinha e coloca-se a massa em cima dela, deixando arrefecer na totalidade. Com a ajuda de um rolo, estica-se o preparado com 4 mm de espessura e cortam-se dois círculos .

Preparação do recheio:

Mistura-se metade do doce de ovos com os fios de ovos e a outra metade com o doce de gila. Polvilha-se a massa com canela e, alternando entre eles, dispõe-se uma camada da mistura de fios de ovos no centro e outra da mistura de gila, até terminar os dois recheios.

Por fim, dobra-se as pontas da massa para cima e, dando-lhe o formato de pães, coloca-se num tabuleiro com bastante farinha. Leva-se ao forno por cerca de 30 minutos, a uma temperatura de 190º C. Retira-se o pão-de-rala depois de cozido e deixa-se arrefecer antes de servir.

Fonte: https://flosinha.blogs.sapo.pt/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *