MARMELADA TRADICIONAL ALENTEJANA

Quem não se lembra de, em criança, se deliciar com a marmelada caseira feita pela mãe ou a avó quando chegava o outono, altura dos marmelos? Com ela barrávamos pão, acompanhávamos fruta, queijos ou doces… Que delícia!

Hoje deixamos-lhe como sugestão a preparação da marmelada tradicional, uma receita bem simples que fará, com certeza, as delícias de todos.

  • Ingredientes:
  • 1 kg marmelos
  • 1 kg açúcar amarelo
  • 2 dl água

Descascar os marmelos. Cortá-los aos pedaços e pôr a cozer com um pouco de água e o açúcar amarelo.

Depois de cozidos, triturar.

Colocar a massa obtida em taças ou frascos. Para não ganhar bolor, convém cobrir a marmelada com papel vegetal previamente untado com aguardente.

Deixar ao sol para secar.

E que tal, comer esta marmelada acompanhada de umas torradinhas?
Bom proveito!

Sabia que o marmelo é muito rico em água, vitamina C e pectinas. É indicado para combater a tosse e as diarreias, mas também como fortalecedor do aparelho digestivo. O fruto e o seu sumo podem ainda ser utilizados como elixir oral contra aftas, problemas de gengivas e dores de garganta. Com apenas 39 calorias, é um fruto recomendado a pessoas com restrições alimentares consequentes de problemas de saúde, como excesso de peso ou diabetes. As sementes podem ser usadas em inflamações cutâneas, queimaduras e hemorróidas.

Fonte: http://www.deliciosoalentejo.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *