Tarte de Marmelo

Não gosto do frio, detesto! Fico semi paralisada, sem disposição para nada a não se encolher-me, enrolar-me como um gato e fazer do edredom o meu pelo quente. 


Ingredientes:

Massa
1 +1/4 chávenas de farinha (310 ml);1/4 de chávena de manteiga fria (60 ml);1/4 de chávena de açúcar amarelo;50 ml de água fria;canela q.b.;noz moscada q.b.;cravinho em pó q.b.


Recheio: 3 marmelos maduro e grandes;2 maças grandes (usei Starking);2 paus de canela;4 colheres de sopa de açúcar;100 ml de vinho moscatel (ou vinho do porto);gengibre fresco ralado (1 dedo mindinho);3 vagens de cardamomo  (ou casca de limão).

Tarte Marmelo e Maça com Especiarias e Vinho Moscatel

Execução

Massa

Misturar a farinha com o açúcar e as especiarias*. Cortar a manteiga em pedaços pequenos.Colocar  no robot e pulsar até ficar tipo de um areão.Adicionar a água e deixar amassar um pouco até ser possível formar uma bola.Envolver em película aderente e colocar no frio durante 30 minutos.Estender com o rolo e forrar uma forma para tarte.
*A quantidade das especiarias depende do gosto pessoal, prove a massa e tome a sua decisão, eu coloquei generosamente.


Recheio

Cortar os marmelos ao meio, retirar o caroço  a parte mais dura do centro.Fatiar as metades em 4 partes.Numa frigideira levar ao lume o açúcar com o vinho e as especiarias, assim que o açúcar derreter juntar os marmelos. Cozinhar em lume  brando até que fiquem macios mas ainda firmes.Cobrir o  fundo da tarte com marmelo e maça cortados em pedacinhos.Sobre estes dispor as fatias de marmelo e maça intercaladas, como se vê nas imagens.Regar com o molho que ficou na frigideira.Levar ao forno cerca de 35 minutos.Pincelar com geleia de marmelo.Servir quente ou fria.

Esta tarte é só fruta assada,  bolacha e o molho de vinho Moscatel com as especiarias… hum, um cheirinho e sabor incrível.

Aproveite e prove esta tarte, deixe que o seu sabor lhe core as faces e já agora… porque não?  Aproveite um pouco mais e faça marmelada!

Fonte: http://tentacoesobreamesa.blogspot.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *