Churros. Originários de Portugal e Espanha

Os Churros originários de Portugal e Espanha são também muito populares nos países latino-americanos.

Feitos a partir de uma massa à base de farinha e água, os churros são fritos e podem  ser polvilhados com açúcar e canela, recheados, servidos com molho de chocolate ou…

Para nós os Churros são uma alegre recordação da infância, das festas populares dos arraiais e das feiras.

Como é  doce recordar as idas à Feira Popular! Como é doce lembrar a emoção que era ir aos furos da Regina, aos passeios na grande roda, no comboio fantasma ou nos carrinhos de choque. E depois sentíamos aquele cheiro intenso a fritos e corríamos na sua direcção certos que à nossa espera estavam as farturas e os Churros.

E hoje quando nos lembramos desses momentos percebemos que aquele cheiro está vivo na nossa memória…recordamos com prazer a sensação de ter os beiços e os dedos lambuzados e de sentir o gosto dos Churros acabados de fritar.

Ingredientes:

para 24 churros

  • 300g de farinha (tipo 65)
  • 450ml de água
  • 1 ovo XL
  • 1 pitada de sal
  • óleo q.b. para fritar
  • açúcar q.b. para polvilhar
  • canela q.b. para polvilhar

Modo de Preparação:

Coloque a água ao lume com o sal, quando levantar fervura adicione a farinha de uma só vez e mexa vigorosamente até formar uma bola e esta se desprender do fundo do tacho deixando uma ligeira película agarrada.

De seguida coloque a massa numa tigela, deixe arrefecer ligeiramente e junte-lhe o ovo batido e envolva bem até a mistura ficar homogénea e a massa mais cremosa.

Depois coloque a massa na churreira e a cada 2 apertos sai um churro que deve ficar com aproximadamente 13 a 14 cm.

nota: a nossa massa de churros é a original (usada nas feiras) por isso a única forma eficaz  para a usar é com uma churreira. Vá colocando os churros num tabuleiro forrado com papel vegetal polvilhado com farinha. Quando terminar coloque o tabuleiro no frigorífico durante, pelo menos, 30 minutos pois ao ficarem frios os churros são mais fáceis de manusear para fritar.

Frite os churros em óleo abundante e bem quente deixando fritar até estarem dourados de forma uniforme.

Depois de fritos coloque-os a escorrer em papel absorvente.

Finalmente passe os churros por açúcar e canela ou sirva-os simples com doce, com mel ou preferencialmente com Molho de Chocolate.

A sua refeição vai, seguramente, ter um final mais feliz!

fonte:https://atravessabv.wordpress.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *