Se o pudim ficou com furinhos é porque ficou mal feito…

Apesar de ser uma das sobremesas mais tradicionais na mesa dos Portugueses, o pudim de leite condensado pode ser feito de diversas formas e com resultados variados. Por exemplo: você prefere o pudim com ou sem furinhos?

A aparência lisinha ou mais rústica do pudim divide opiniões e levanta até certa polêmica. Preferências à parte, na culinária mais clássica, os furinhos no doce são considerados um erro no preparo.

Como fazer pudim sem furinhos

O ar incorporado na massa é responsável pelos furinhos vistos no pudim. Por isso, para criar uma consistência lisa é importante evitar que bolhas se formem durante o preparo da massa, mexendo com cuidado e estourando as que aparecem.

Outro fator indispensável é deixar o forno em uma temperatura mais baixa para evitar que as gemas coagulem. Colocar água fria no banho maria antes de ir para o forno também é uma sugestão para que a massa demore mais para ficar pronta.

Receita de pudim de leite sem furinhos

Ingredientes

  • 2 latas de leite condensado
  • 4 ovos
  • 2 ½ xícaras (chá) de leite

Calda de caramelo

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ⅓ xícara (chá) de água fervente

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 160 ºC (temperatura baixa). Em uma tigela, mexa os ovos com o batedor de arame para misturar as claras com as gemas. Junte o leite condensado e misture bem. Acrescente o leite aos poucos, mexendo delicadamente com o batedor, apenas para misturar, evitando movimentos bruscos para não incorporar ar (que causam os furinhos).

Caramelo

Leve uma chaleira com 3 xícaras (chá) de água ao fogo médio para ser usada para fazer a calda e assar o pudim em banho-maria. Em uma panela, leve o açúcar ao fogo baixo para derreter, mexendo com uma espátula, até formar um caramelo dourado. Meça ⅓ de xícara (chá) da água fervente e regue sobre o caramelo.

Montagem

Transfira a calda para a fôrma e despeje a massa do pudim, passando por uma peneira. Coloque a fôrma dentro de uma assadeira leve ao forno, regando com a água fervente até cobrir metade da fôrma do pudim. Deixe assar por 1 hora e meia.

Retire o pudim do forno, deixe amornar e leve para a geladeira por ao menos 3 horas. Antes de servir, passe a base da fôrma sobre a chama do fogão aceso, apenas para soltar a calda e desenformar.

1 thought on “Se o pudim ficou com furinhos é porque ficou mal feito…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *